Vídeo para ampliação dos conceitos: click abaixo.
didática
1.Sobre a Declaração Universal dos direitos humanos, aponte, Segundo a autora os principais pontos.
http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a13.pdf
2. http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/viewFile/20575/13513
faça um comentário sobre as práticas pedagógicas na educação.
3.O que vem a ser integração e inclusão?
4. como educadores (as) qual conceito você identifica mais em sua vivência educacional, integração - inclusão . Por Que?
Nome: Daiana e Miriã
ResponderExcluir6º semestre de Pedagogia
1- É a luta contra a opressão e a discriminação, além de defender a igualdade entre as pessoas e reconhecimento dos direitos humanos.
2- As práticas pedagógicas da educação especial, a escola precisar estar preparada para receber o aluno, adaptando assim os conteúdos de forma com que a criança possa assimilar segundo a sua necessidade.
3- Integração significa que o aluno tem que estar pronto para a escola, ou seja, ele precisa se adaptar com o meio escolar. Já a inclusão, a escola precisa estar preparada para receber o aluno independente da deficiência que ele tem.
4- Integração, porque o aluno precisa do convívio escolar e através disso ele poderá avançar no contexto escolar, com a convivência com seus colegas de classe e com a ajuda da professora elaborando atividades relacionadas com os demais.
Cândida Sarane
ResponderExcluirCleonice Silva
Fernanda Araújo
Magali Silva
Mariana Diniz
Marta Eulina
1-Inclusão é fazer valer o direito de cada cidadão seja ele com limitações ou não. Lutar para que todos sejam reconhecidos com respeito e dignidade. O olhar que deve ser diferenciado não apenas para alunos com necessidades especiais mais como toda a sala.
2-É necessário que o professor conheça a sala que irá ministrar suas aulas. Ele deve elaborar planos de aula diversificado para contemplar todos os alunos, não de maneira homogenia mais pensando que cada aluno é sujeito histórico.
3-Integração e inclusão tratem-se de promover o bem a todos, sem preconceito de origem raça, sexo, cor, idade e qualquer outra forma de descriminação do processo de educação como um desenvolvimento pessoal sobre o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho, e do acesso e permanência na escola como um dos principais para o ensino.
4-O papel do educador é intervir nas atitudes que o aluno ainda não tem autonomia para desenvolver sozinho, os alunos são diferentes em suas necessidades, requer recursos diferentes. É preciso mais foco na competência do aluno e não em suas limitações. Na vivencia educacional não vivenciamos essa pratica.
Ana Paula Lopes Manso
ExcluirSamanta Gleici de Messias
Samuel José da Silva
Tatiana de Jesus Baptista
1. A Declaração Universal, sob tutela da Organização das Nações Unidas, vai se desdobrando e se especializando em diferentes grupos de direitos, buscando encontrar formas de proteção dos direitos universais em nível internacional. Foram então elaboradas convenções e pactos, hoje apresentados como seis documentos internacionais fundamentais na proteção dos direitos humanos para todas e todos, sendo considerados os seis instrumentos fundamentais de defesa dos direitos humanos:
. Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial (1965);
. Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos (1966);
. Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher ( 1979;
.Convenção contra a Tortura e outros Tratamentos ou ou Penas Cruéis, Desumanas ou Degradantes (1984);
. Convenção Sobre os Direitos da Criança (1989).
2. As práticas pedagógicas são instrumentos importantíssimos na vida do professor, se bem aplicadas na área da educação, podem ajudar e muito os alunos dentro da sala de aula. Dai a necessidade de professores comprometidos com a profissão que escolheram.
3. Integração esta´relacionado ao ato de reunir ou tornar alguém integrado em um grupo ou sociedade, já o temo inclusão é um conjunto de ações que vai garantir e facilitar o acesso a educação.
4. Na nossa vivencia de educadores, a inclusão é feita por parte do estado no entanto integrar, essa é a parte aonde o educador deve usar uma didática eficaz para trazer esse aluno com dificuldades para estar o mais próximo possível da sociedade, e assim da realidade.
Alunas- Adriana, Denise,Elisangela e Jessica
ResponderExcluirRespostas
01- Segundo a autora os principais pontos pontos sobre os direitos humanos são:
. Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial (1965)
. Pacto internacional dos direitos civis e políticos (1966)
. Pacto internacional dos direitos econômicos sociais e culturais (1966)
. Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher (1979)
. Convenção contra a tortura e outros tratamentos ou penas cruéis, desumanas ou degradantes (1984)
. Convenção sobre os direitos da criança (1989).
n° 02
As práticas pedagógicas são métodos ainda não definidos e que precisam constantemente de adaptações, recursos de materiais pedagógicos, preparo de profissionais para melhor atendê-los, pois alunos com necessidades especiais são frequentes em todos os níveis acadêmicos. Portanto, é importante o aperfeiçoamento dos profissionais, para que atenda a necessidade de cada indivíduo.
n° 03
Inclusão envolve colocar na escola regular todos os alunos com deficiência, por tempo integral e sem qualquer outro tipo de serviço que implique exclusão ou segregação sócio-educativo.
Integração é um processo que tem como objetivo oferecer aos indivíduos deficientes, formação e reabilitação em ambientes regulares, o menos restrito possível, com suportes necessários.
n° 04
O que podemos vivenciar no nosso dia a dia com mais frequência é a inclusão de acordo com o texto, porque os alunos tem o direito de serem incluídos e matriculados na escola, porém não tem o atendimento necessário para suprir suas necessidades. O que vemos é a inclusão e não a integração, estão incluídos na escola, mas não participam das atividades.
1) Elabore uma reflexão sobre a temática exposta no artigo:
ResponderExcluirR: A proposta utilizada por ela é muito boa porque o uso dos ties em sala de aula facilita o aprendizado como a autora mesmo diz, aproveitar a curiosidade e o interesse dos alunos por materiais diversificados.
2) Qual o pensamento sobre o uso das tecnologias educacionais em sala de aula?
R: Acreditamos que seja válido tais práticas que envolve a tecnologia por ser um instrumento facilitador e ser uma ferramenta que eles utilizam o tempo todo.
3) Faça uma busca em blogs educacionais e crie um comentário a respeito do material, sua eficiência e assertividade:
R: O material utilizado nesse blog ensina de maneira prática o passo-a-passo de como criar blog para o professor que tem domínio dessa ferramenta onde o professor e o aluno podem construir o conhecimento juntos através da criação de um blog.
Elisângela Antônia Santos RA:2015002952
ResponderExcluirPedagogia/Turma:A/6°semestre
Dados correspondentes as questões acima.
Grata.
Débora Santos de Farias Gilvania Ribeiro Souza. R:1 Inclusão é o direito do cidadão É assim o professor tem que tratar todos com muita dedicação e carinho. R:2 As práticas pedagógicas da educação especial, a escola tem que estar preparada para que o aluno tenham suas necessidades totalmente supridas. R:3 Integração é quando o aluno tem que se adaptar com a escola. Inclusão é quando a escola tem que estar adaptada ao aluno independente do grau da sua deficiência. R:4 Os Professores tem que estar preparados para ajudar aos alunos ter a sua própria autonomia e assim se desenvolver.Os professores tem que usar métodos que ajudam os alunos com mais dificuldades.
Excluirnomes:Eliana Pereira
ResponderExcluirElieuza Roque
Joice Brandão
Maria Sônia
Sinara Suziete
Respostas
R:1
Convenção sobre a Eliminação de Todas as
Formas de Discriminação Racial (1965);
• Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos
(1966);
• Pacto Internacional dos Direitos Econômicos,
Sociais e Culturais (1966);
• Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas
de Discriminação contra a Mulher (1979);
• Convenção contra a Tortura e outros Tratamentos
ou Penas Cruéis, Desumanas ou
Degradantes (1984);
• Convenção sobre os Direitos da Criança (1989)
R:2
As práticas pedagógicas da educação especial é muito importante pois através dela os professores ficam mais preparados para trabalhar com seus alunos e atende-los melhor nas suas necessidades .
R:3
inclusão:a criança ela tem que frequentar a escola desde o começo da vida escolar e a escola tem que esta adaptada ao aluno independente da sua necessidade .
integração :tem que inserir aluno que já foi excluído anteriormente e fazer com que ele venha se adaptar na escola.
R:4
No dia a dia tem a inclusão por ele está na escola mais não tem integração o aluno fica fora das suas atividades fazendo com que seus alunos não tenha o tratamento necessário para se desenvolver.