FIESI - Didática, Estratégias e recursos da educação de pessoas com Necessidades especiais

Vídeo para ampliação dos conceitos: click abaixo.
 didática



1.Sobre a Declaração Universal dos direitos humanos, aponte, Segundo a autora os principais pontos.
http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a13.pdf


2. http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/viewFile/20575/13513
faça um comentário sobre as práticas pedagógicas na educação.

3.O que vem a ser integração e inclusão?
4. como educadores (as) qual conceito você identifica mais em sua vivência educacional, integração - inclusão .  Por Que?

8 comentários:

  1. Nome: Daiana e Miriã
    6º semestre de Pedagogia

    1- É a luta contra a opressão e a discriminação, além de defender a igualdade entre as pessoas e reconhecimento dos direitos humanos.

    2- As práticas pedagógicas da educação especial, a escola precisar estar preparada para receber o aluno, adaptando assim os conteúdos de forma com que a criança possa assimilar segundo a sua necessidade.

    3- Integração significa que o aluno tem que estar pronto para a escola, ou seja, ele precisa se adaptar com o meio escolar. Já a inclusão, a escola precisa estar preparada para receber o aluno independente da deficiência que ele tem.

    4- Integração, porque o aluno precisa do convívio escolar e através disso ele poderá avançar no contexto escolar, com a convivência com seus colegas de classe e com a ajuda da professora elaborando atividades relacionadas com os demais.

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  2. Cândida Sarane
    Cleonice Silva
    Fernanda Araújo
    Magali Silva
    Mariana Diniz
    Marta Eulina

    1-Inclusão é fazer valer o direito de cada cidadão seja ele com limitações ou não. Lutar para que todos sejam reconhecidos com respeito e dignidade. O olhar que deve ser diferenciado não apenas para alunos com necessidades especiais mais como toda a sala.

    2-É necessário que o professor conheça a sala que irá ministrar suas aulas. Ele deve elaborar planos de aula diversificado para contemplar todos os alunos, não de maneira homogenia mais pensando que cada aluno é sujeito histórico.

    3-Integração e inclusão tratem-se de promover o bem a todos, sem preconceito de origem raça, sexo, cor, idade e qualquer outra forma de descriminação do processo de educação como um desenvolvimento pessoal sobre o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho, e do acesso e permanência na escola como um dos principais para o ensino.

    4-O papel do educador é intervir nas atitudes que o aluno ainda não tem autonomia para desenvolver sozinho, os alunos são diferentes em suas necessidades, requer recursos diferentes. É preciso mais foco na competência do aluno e não em suas limitações. Na vivencia educacional não vivenciamos essa pratica.

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    1. Ana Paula Lopes Manso
      Samanta Gleici de Messias
      Samuel José da Silva
      Tatiana de Jesus Baptista

      1. A Declaração Universal, sob tutela da Organização das Nações Unidas, vai se desdobrando e se especializando em diferentes grupos de direitos, buscando encontrar formas de proteção dos direitos universais em nível internacional. Foram então elaboradas convenções e pactos, hoje apresentados como seis documentos internacionais fundamentais na proteção dos direitos humanos para todas e todos, sendo considerados os seis instrumentos fundamentais de defesa dos direitos humanos:
      . Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial (1965);
      . Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos (1966);
      . Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher ( 1979;
      .Convenção contra a Tortura e outros Tratamentos ou ou Penas Cruéis, Desumanas ou Degradantes (1984);
      . Convenção Sobre os Direitos da Criança (1989).

      2. As práticas pedagógicas são instrumentos importantíssimos na vida do professor, se bem aplicadas na área da educação, podem ajudar e muito os alunos dentro da sala de aula. Dai a necessidade de professores comprometidos com a profissão que escolheram.

      3. Integração esta´relacionado ao ato de reunir ou tornar alguém integrado em um grupo ou sociedade, já o temo inclusão é um conjunto de ações que vai garantir e facilitar o acesso a educação.
      4. Na nossa vivencia de educadores, a inclusão é feita por parte do estado no entanto integrar, essa é a parte aonde o educador deve usar uma didática eficaz para trazer esse aluno com dificuldades para estar o mais próximo possível da sociedade, e assim da realidade.

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  3. Alunas- Adriana, Denise,Elisangela e Jessica

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    01- Segundo a autora os principais pontos pontos sobre os direitos humanos são:
    . Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial (1965)
    . Pacto internacional dos direitos civis e políticos (1966)
    . Pacto internacional dos direitos econômicos sociais e culturais (1966)
    . Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher (1979)
    . Convenção contra a tortura e outros tratamentos ou penas cruéis, desumanas ou degradantes (1984)
    . Convenção sobre os direitos da criança (1989).

    n° 02
    As práticas pedagógicas são métodos ainda não definidos e que precisam constantemente de adaptações, recursos de materiais pedagógicos, preparo de profissionais para melhor atendê-los, pois alunos com necessidades especiais são frequentes em todos os níveis acadêmicos. Portanto, é importante o aperfeiçoamento dos profissionais, para que atenda a necessidade de cada indivíduo.

    n° 03
    Inclusão envolve colocar na escola regular todos os alunos com deficiência, por tempo integral e sem qualquer outro tipo de serviço que implique exclusão ou segregação sócio-educativo.
    Integração é um processo que tem como objetivo oferecer aos indivíduos deficientes, formação e reabilitação em ambientes regulares, o menos restrito possível, com suportes necessários.

    n° 04
    O que podemos vivenciar no nosso dia a dia com mais frequência é a inclusão de acordo com o texto, porque os alunos tem o direito de serem incluídos e matriculados na escola, porém não tem o atendimento necessário para suprir suas necessidades. O que vemos é a inclusão e não a integração, estão incluídos na escola, mas não participam das atividades.

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  4. 1) Elabore uma reflexão sobre a temática exposta no artigo:
    R: A proposta utilizada por ela é muito boa porque o uso dos ties em sala de aula facilita o aprendizado como a autora mesmo diz, aproveitar a curiosidade e o interesse dos alunos por materiais diversificados.

    2) Qual o pensamento sobre o uso das tecnologias educacionais em sala de aula?
    R: Acreditamos que seja válido tais práticas que envolve a tecnologia por ser um instrumento facilitador e ser uma ferramenta que eles utilizam o tempo todo.

    3) Faça uma busca em blogs educacionais e crie um comentário a respeito do material, sua eficiência e assertividade:
    R: O material utilizado nesse blog ensina de maneira prática o passo-a-passo de como criar blog para o professor que tem domínio dessa ferramenta onde o professor e o aluno podem construir o conhecimento juntos através da criação de um blog.

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  5. Elisângela Antônia Santos RA:2015002952
    Pedagogia/Turma:A/6°semestre
    Dados correspondentes as questões acima.
    Grata.

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    1. Débora Santos de Farias Gilvania Ribeiro Souza. R:1 Inclusão é o direito do cidadão É assim o professor tem que tratar todos com muita dedicação e carinho. R:2 As práticas pedagógicas da educação especial, a escola tem que estar preparada para que o aluno tenham suas necessidades totalmente supridas. R:3 Integração é quando o aluno tem que se adaptar com a escola. Inclusão é quando a escola tem que estar adaptada ao aluno independente do grau da sua deficiência. R:4 Os Professores tem que estar preparados para ajudar aos alunos ter a sua própria autonomia e assim se desenvolver.Os professores tem que usar métodos que ajudam os alunos com mais dificuldades.

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  6. nomes:Eliana Pereira
    Elieuza Roque
    Joice Brandão
    Maria Sônia
    Sinara Suziete

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    R:1
    Convenção sobre a Eliminação de Todas as
    Formas de Discriminação Racial (1965);
    • Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos
    (1966);
    • Pacto Internacional dos Direitos Econômicos,
    Sociais e Culturais (1966);
    • Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas
    de Discriminação contra a Mulher (1979);
    • Convenção contra a Tortura e outros Tratamentos
    ou Penas Cruéis, Desumanas ou
    Degradantes (1984);
    • Convenção sobre os Direitos da Criança (1989)

    R:2
    As práticas pedagógicas da educação especial é muito importante pois através dela os professores ficam mais preparados para trabalhar com seus alunos e atende-los melhor nas suas necessidades .
    R:3
    inclusão:a criança ela tem que frequentar a escola desde o começo da vida escolar e a escola tem que esta adaptada ao aluno independente da sua necessidade .
    integração :tem que inserir aluno que já foi excluído anteriormente e fazer com que ele venha se adaptar na escola.
    R:4
    No dia a dia tem a inclusão por ele está na escola mais não tem integração o aluno fica fora das suas atividades fazendo com que seus alunos não tenha o tratamento necessário para se desenvolver.

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