FIESI - Pedagogia - História da Educação


Organização seminário
6 integrantes
Plano de Ação
Tema: Sorteio em  29/08
Apresentação de 15 minutos  - data show: reserva na secretaria acadêmica
4 apresentações por dia, seguindo cronograma
resumo de  1 lauda para sala 

sugestão de leitura:
http://www.zemoleza.com.br/como-fazer-seminario/


Material de aula

12/09
tradução Nella Fantasia (google)

Na fantasia, vejo um mundo justo,
Todos vivem em paz e honestidade.
Sonho de almas que são sempre gratuitas,
Como as nuvens voando,
Cheio de humanidade no fundo da alma.

Na fantasia, vejo um mundo claro,
Mesmo a noite é menos obscura.
Sonho de almas que são sempre gratuitas,
Como as nuvens voando,
Cheio de humanidade ...

Na imaginação há um vento quente,
Soprando cidades, como amigo.
Sonho de almas que são sempre gratuitas,
Como as nuvens voando,
Cheio de humanidade no fundo da alma.





--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Links e curiosidades

1- A chegada da República no Brasil: http://www.caccto.com.br/material/d00044/Material_6_E-MED_2A_195641.pdf

2- Educação no Séc. XIX:  http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe2/pdfs/Tema4/0465.pdf

3- Séc XX: http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe3/Documentos/Coord/Eixo3/483.pdf

 O entusiasmo:
 O otimismo:     http://www.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/300AlineFerreiraRodrigues.pdf

20 comentários:

  1. Deixe sua contribuição, ajude a construir um bom reoteiro de estudos, que nos auxiliará, a partir do que ja foi narrado, um material mais cheio de elementos que possam mostrar a verdade.

    Bons estudos, a aula continua aqui.

    ResponderExcluir
  2. Um menino simpático me falou no início deste semestre que "A Educação começa quando o homem começa a pensar..." e que "Admirar e ter curiosidade faz conhecimento...".
    Tais pensamentos tem alguma ligação com início da história da educação???

    ResponderExcluir
  3. Um menino simpático me falou no início deste semestre que "A Educação começa quando o homem começa a pensar..." e que "Admirar e ter curiosidade faz conhecimento...".
    Tais pensamentos tem alguma ligação com início da história da educação???

    ResponderExcluir
  4. Quando o homem se põe a trilhar o caminho da curiosidade ele passa a admirar o que o cerca e promove uma aprendizagem, logo, ao admirar e ser curioso revela um ser em construção, dinâmico e sobretudo, construtor de um legado.

    ResponderExcluir
  5. Esse menino simpático nos transmitiu seu conhecimento e sua sabedoria , nos fez sonhar e acreditar em nossas capacidades.

    ResponderExcluir
  6. A história da educação é dividida em duas:Oriental e Ocidental.
    Qual delas seria mais vantajosa para os dias de hoje??

    ResponderExcluir
  7. A história da educação é dividida em duas:Oriental e Ocidental.
    Qual delas seria mais vantajosa para os dias de hoje??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No vies que fomos criados, apenas a ocidental, pois faz parte da herança que recebos da cultura européia, mas de certs forma, ha um traço, que nao aparece muito, que é a influência dos orientais na história da educação, por exemplo, os egípcios, árabes e etc.

      Excluir
  8. Por que o período Pombalino causou um transtorno na vida dos educandos e das escola na época?

    ResponderExcluir
  9. Com a chegada do Marquês de Pombal e a expulsão dos jesuítas,a educação passou a ser dever do estado e pública, porém somente a elite tinha acesso a esse ensino "público" e ainda assim pagava pelo mesmo.A educação jesuítica que era para todos se extingue e somente a elite tem acesso a educação.

    ResponderExcluir
  10. Causou um transtorno porque,pombal colocou os professores para organizarem planos de ensino que se baseiam em estudos dispersos e fragmentados.E muita das vezes o professor era completamente leigo no assunto] Vale ressaltar que toda problemática da educação se deu pela falta de organização estatal frente à retirada dos jesuítas do cenário brasileiro. As atitudes do Marquês trouxeram consigo muitos erros difíceis de serem consertados ainda hoje: baixos salários, má formação profissional, má distribuição e aplicação de rendas na educação, deficiência dos modelos pedagógicos facilmente importado de realidades ainda hoje;

    ResponderExcluir
  11. Causou um transtorno porque,pombal colocou os professores para organizarem planos de ensino que se baseiam em estudos dispersos e fragmentados.E muita das vezes o professor era completamente leigo no assunto] Vale ressaltar que toda problemática da educação se deu pela falta de organização estatal frente à retirada dos jesuítas do cenário brasileiro. As atitudes do Marquês trouxeram consigo muitos erros difíceis de serem consertados ainda hoje: baixos salários, má formação profissional, má distribuição e aplicação de rendas na educação, deficiência dos modelos pedagógicos facilmente importado de realidades ainda hoje;

    ResponderExcluir
  12. Eu aprendi com um simpático menino que os jesuítas ensinaram as pessoas com seus metodos voltados a religiosidade, depois veio Pombal e reformou tudo com posturas opostas a dos jesuitas, trazendo inovacoes que com o tempo nao consiguiram se desenvolver como o planejado de maneira objetiva e rapida ate por que os jesuitas ja haviam sido expulsos e teve o retrocesso da educacao

    ResponderExcluir
  13. Modificou o ensino que os jesuitas estavam ensinando que era humanidades para aulas regias sendo um professor para cada disciplina teve ainda o subsídio literario para gerar recursos para aprimorar as aulas mas nem sempre eram usadas e com o retrocesso da educacao vem as novas regras como salario baixo o problema do ensino apenas para a elite sendo quem pode pagar tera o melhor ensino.

    ResponderExcluir
  14. Eu aprendi com um simpático menino que os jesuítas ensinaram as pessoas com seus metodos voltados a religiosidade, depois veio Pombal e reformou tudo com posturas opostas a dos jesuitas, trazendo inovacoes que com o tempo nao consiguiram se desenvolver como o planejado de maneira objetiva e rapida ate por que os jesuitas ja haviam sido expulsos e teve o retrocesso da educacao

    ResponderExcluir
  15. Bom, vimos pontos bem elencados nos diversos comentários acima, ficou evidente sobre o saldo negativo da expulsão do Jesuítas do Brasil, mas qual ou quais seriam as contribuições do período pombalino e as influências da coroa, já com a família Real em solo brasileiro?

    Hoje será que essas influências desde as descobertas continuam a modificar va educação no século XXI?

    ResponderExcluir
  16. O que Significa iluminismo?

    O que significa para a educação a tendência liberal e laica?


    O contexto histórico do século XVIII apresenta grandes mudanças na economia, na política, na moral e na religião. Quais foram as principais mudanças provocadas pelas ideias iluministas?

    ResponderExcluir